quarta-feira, março 25, 2009

Onde está o arquivo de Vilém Flusser?


Recebemos, há pouco, um comentário enviado por Gomes Moor, que agradecemos, onde este nos informa de que o arquivo Vilém Flusser teria sido transferido há alguns meses, de Colónia para Berlim. Se assim foi, e se todo o arquivo Flusser foi transferido nessa ocasião, teremos, então, algum alívio no meio das desoladoras notícias que nos chegam de Colónia. Existe, efectivamente, a informação de que um núcleo importante da documentação de Flusser estava, ainda recentemente, no Arquivo Municipal de Colónia. Foi este integralmente transferido para Berlim? Eis o endereço online do Arquivo:

http://www.flusser-archive.org/

Agradecemos todos os comentários que possam confirmar esta informação.

1 comentário:

Cláudia Martins disse...

Olá, Jorge, meu nome é Cláudia. Sou brasileira, tradutora de inglês e francês para o português, e curso mestrado em língua inglesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O tema de meu projeto de dissertação é a questão da tradução no pensamento de Flusser, por isso estou sempre atenta a tudo o que é publicado sobre o Flusser na Internet.

Pelo que sei, o acervo do Flusser estava sob a direção do Prof. Dr. Zielinski, e quando este se mudou de Colônia para Berlim, por razões profissionais, em janeiro de 2007, levou consigo o Arquivo Flusser - que foi reaberto em Berlim em abril de 2007.